sábado, 17 de setembro de 2011

Atividade Relaçoes Raciais/ mod IX




levei para sala de aula algumas palavras impressas retirada do site http://mundodasmagias.webnode.com.br/dicionario-yuruba/.

Escolhemos algumas palavras que conhecemos, e que muitos não sabiam que a forma de falar era de origem africana, fizemos então o nosso caderninho dicionario ilustrado de palavras africana.

Começamos então a marcar as palavras que queriamos que constasse em nosso dicionário. Cada um ficou responsavel em ilustrar palavras diferentes para que não ficasse repetido.



Significado
Desenho
Abadá - Veste branca ou de cor de mangas largas, usada pelo Yorubás.





Acarajé - comida ritual da Orixá Oyá-Iansã. Na África é chamado de àkàrà, enquanto je significa comer. No Brasil foram unidas as duas palavras acara-je.



Adjá - sino de alumínio ou cobre de três bocas.

Adjá - sino de alumínio ou cobre de três bocas.

Akukó - O mesmo que Akikó - Galo.

Aladori - pano amarrado à cabeça.

Alibã - Polícia.

Aluá - Bebida feita com farinha de milho ou de arroz, fermentada em água com cascas de frutas, gengibre e um pouco açúcar. É servida nos terreiros de Candomblé, principalmente aos caboclos.

Arê - Ruas e Encruzilhadas

Búzios - conchas cônicas utilizadas para adivinhação.

Ibá (Igbá) - bacia utilizada na cerimônia de iniciação do iaô-elegum.

Ilê - casa.

Iyó - sal.

Ofá - arco e flecha, instrumento-símbolo de Oxossi e Logum



Orum - céu.

Otá - pedra sagrada que contém parte do axé do Orixá.

Oxé - machado de duas lâminas de pedra usado por Xangô.

Terreiro - lugar destino ao culto dos Orixás onde os adeptos cultuam seus deuses pessoais através de danças ritualísticas

Xaxará - espécie de vassoura de Obaluaê feita de folhas de palmeira, decorada com búzios.

Zambi (Nzambi) ou Nzambi Mpungu - O Deus supremo e Criador nos candomblés de Nação Angola, equivalente à Olorun do Candomblé Ketu.


Durante a realização desta atividade as crianças puderam perceber que muitas das palavras de origem africana faz parte do dia a dia nosso e que não tinhamos esse conhecimento, e que muitas das palavras que observamos tem muitos referente a crença dos africanos, essa atividade além de contribuir para que conhecessemos algumas palavras e significado tambem serviu para que eles conhecessem também um pouco da história da escrita, pois ao ilustrar surgiam curiosidade sobre a palavra ou o seu significado.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Atividade Relações Raciais/ Mod VIII


Escola Municipal Guarujá

Plano de aula para 1º Ano e Pré II



Influência Das musicas africanas no Brasil









Objetivo: Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.





Conteúdos:
- Música, dança e brincadeiras.




Material necessário: Livros, revistas, imagens, material para registro, CDs com músicas africanas e brasileiras.




Desenvolvimento:
Apresentar músicas brasileiras de ritmos de origem africana (como o samba ) e conversar com as crianças sobre as musicas e perguntar se já conhecem? Se parecem com algo que já ouviram? Gostam ou não? Por quê? Explique que essas músicas têm origem em um continente chamado África, separado do Brasil pelo oceano Atlântico. Para comparar, escutar com as crianças outras músicas (escolha, agora, uma canção tradicional africana Kuduro). Questionar se a musica se parece com a que ouvimos antes? Apresentar também coreografias de danças africanas, como Kuduro e Jongo, para que a turma possa praticar e dançar.





Avaliação
Para avaliar o aprendizado dos procedimentos de música e dança, observar o desempenho da turma ao longo das atividades, prestando atenção especialmente na evolução, na parte rítmica.