sábado, 17 de setembro de 2011

Atividade Relaçoes Raciais/ mod IX




levei para sala de aula algumas palavras impressas retirada do site http://mundodasmagias.webnode.com.br/dicionario-yuruba/.

Escolhemos algumas palavras que conhecemos, e que muitos não sabiam que a forma de falar era de origem africana, fizemos então o nosso caderninho dicionario ilustrado de palavras africana.

Começamos então a marcar as palavras que queriamos que constasse em nosso dicionário. Cada um ficou responsavel em ilustrar palavras diferentes para que não ficasse repetido.



Significado
Desenho
Abadá - Veste branca ou de cor de mangas largas, usada pelo Yorubás.





Acarajé - comida ritual da Orixá Oyá-Iansã. Na África é chamado de àkàrà, enquanto je significa comer. No Brasil foram unidas as duas palavras acara-je.



Adjá - sino de alumínio ou cobre de três bocas.

Adjá - sino de alumínio ou cobre de três bocas.

Akukó - O mesmo que Akikó - Galo.

Aladori - pano amarrado à cabeça.

Alibã - Polícia.

Aluá - Bebida feita com farinha de milho ou de arroz, fermentada em água com cascas de frutas, gengibre e um pouco açúcar. É servida nos terreiros de Candomblé, principalmente aos caboclos.

Arê - Ruas e Encruzilhadas

Búzios - conchas cônicas utilizadas para adivinhação.

Ibá (Igbá) - bacia utilizada na cerimônia de iniciação do iaô-elegum.

Ilê - casa.

Iyó - sal.

Ofá - arco e flecha, instrumento-símbolo de Oxossi e Logum



Orum - céu.

Otá - pedra sagrada que contém parte do axé do Orixá.

Oxé - machado de duas lâminas de pedra usado por Xangô.

Terreiro - lugar destino ao culto dos Orixás onde os adeptos cultuam seus deuses pessoais através de danças ritualísticas

Xaxará - espécie de vassoura de Obaluaê feita de folhas de palmeira, decorada com búzios.

Zambi (Nzambi) ou Nzambi Mpungu - O Deus supremo e Criador nos candomblés de Nação Angola, equivalente à Olorun do Candomblé Ketu.


Durante a realização desta atividade as crianças puderam perceber que muitas das palavras de origem africana faz parte do dia a dia nosso e que não tinhamos esse conhecimento, e que muitas das palavras que observamos tem muitos referente a crença dos africanos, essa atividade além de contribuir para que conhecessemos algumas palavras e significado tambem serviu para que eles conhecessem também um pouco da história da escrita, pois ao ilustrar surgiam curiosidade sobre a palavra ou o seu significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário