sábado, 22 de outubro de 2011

Estereótipo: Feio, sujo e mau;

Consequência: A criança que internaliza essa representação negativa tende a não gostar de si própria e dos outros que se lhe assemelham;

Como Corrigir:

Atv.1 Atividades que associem a cor negra a algo positivo

Relatório 1

Durante a atividade 1 fiquei pensando de forma poderia estar desenvolvendo algo que meus alunos pudessem perceber que a cor não influencia nada.

Resolvi então levar para sala de aula chocolate, pois sei que meus alunos gostam muito, levei chocolate branco e chocolate preto, não quis associar somente a cor negra para também trazer presente que o valor do ser humano esta nas atitudes e não na cor.

Vedei os olhos dos alunos e dei para que experimentassem um pedaço de chocolate hora dava um pedaço preto, hora dava um pedaço branco, quando eles experimentavam questionava se eles sentiam a diferença.

A partir daí, comecei a mostrar para meus alunos que somos todos iguais, que o que muda e nossas atitudes, podemos optar em sermos bons tanto sendo de cor de pele clara, ou escura, quanto podemos optar em ser ruim independente da cor.

Essa atividade fez com que meus alunos começassem a ver o outro pelo que eles representavam, é claro que infelizmente ainda temos que trabalhar muito para que essas atitudes fiquem mais concretas na cabeça de todos nós.

domingo, 9 de outubro de 2011

Atividade Relações Raciais / mod X



1- BRINCADEIRA COM NOMES

*MATERIAL:

  • Duas caixas;
  • Crachás com os nomes de todos os alunos participantes.



*OBJETIVO: identificação do próprio nome.



*DESENVOLVIMENTO:

A sala deve ser dividida em dois grupos. Formando duas filas e as caixas com os crachás dentro (é importante que nas duas caixas tenha o nome de todos da sala) na frente de cada fila em uma distancia para que o primeiro da fila possa correr até a caixa procurar seu nome, quando encontrar deverá correr para o final da fila,

A equipe vencedora será aquela que encontrar primeiro os crachás com os nomes de seus integrantes.



Relatório



Para realizar essa atividade primeiro organizei o ambiente mostrando para as crianças o nome deles no crachá e que os mesmos estariam dentro da caixa, falei como seria a brincadeira que cada um deveria ficar na fila ao meu comando o primeiro da fila sairia correndo para localizar o crachá com seu nome, e assim sucessivamente até que o ultimo da fila encontrasse seu nome. E que a brincadeira iria terminar quando uma das filas encontrasse todos os crachás.

Foi uma brincadeira bastante divertida as crianças gostaram muito de participar quando terminamos, eles queriam fazer novamente. E alem de brincar as pude observar as crianças que tinham facilidade em identificar seu nome, para eles era uma brincadeira e para mim professor era atividade a qual eles estavam aprendendo.E isso promoveu a integração das crianças sem preconceito algum com os colegas.